domingo, 28 de novembro de 2021

Covid-19: o que é conhecido até agora para a variante icmicron

O surgimento de uma variante confirmada do novo coronavírus em partes da África preocupa especialistas internacionais em saúde. Chamada Ômicron – uma letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto – a cepa B.1.1.529 foi identificada em Botswana, país que faz fronteira com a África do Sul, em meados de novembro. de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode ser responsável pela maioria dos novos registros de infecção por coronavírus nas províncias sul-africanas.

Onde a variante foi encontrada?

Além do vizinho Botswana – África do Sul, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Esvatini (antiga Suazilândia) – casos da variante icmicron também foram relatados em outras regiões: Hong Kong, China, foi o primeiro. Israel e Bélgica também tiveram registros, casos que permanecem isolados.

O que está diferente?

Nos casos analisados, descobriu-se que a variante carregava dezenas de mutações genéticas que podem afetar as taxas de transmissão e mortalidade. A OMS, no entanto, disse que ainda não há estudos suficientes para confirmar as propriedades do Ômicron, mas que já há aceleração dos esforços científicos para estudar as amostras. Uma equipe de cientistas de universidades sul-africanas está decifrando o genoma icmicron, junto com dezenas de outras variantes do novo coronavírus.

Tulio de Oliveira, diretor do Centro de Reações Epidêmicas e Inovações da Universidade de KwaZulu-Natal, disse em entrevista coletiva que a variante icmicron tem “uma constelação incomum de mutações”. A variante Delta, por exemplo, teve duas mutações em relação à cepa initial do novo coronavírus, enquanto o icmicron tem cerca de 50 a 30 daquelas encontradas na proteína Spike, responsável por infectar células saudáveis, explicou o brasileiro.

Em reunião de emergência na tarde desta sexta-feira (26), representantes da OMS classificaram o Ômicron como uma variante da preocupação (VOC) – a mesma categoria das variantes Delta e Gama.

Existe algum caso no Brasil?

O Brasil ainda não registrou nenhum caso da nova variante. Para tentar impedir a chegada do icmicron ao país, o ministro dos Assuntos Políticos, Ciro Nogueira, decidiu que voos de países sul-africanos não poderiam pousar no Brasil. Outros países, como a Inglaterra, também proibiram voos da região.

A Pfizer, responsável por uma das novas vacinas converse o coronavírus, disse que espera ser capaz de lançar uma nova versão do agente imunológico que seja eficaz converse a variante do mícron em período de até 100 dias. A eficácia das vacinas existentes ainda não foi testada converse a nova variante.

Por que icmicron?

A OMS United States letras do alfabeto grego para nomear as variantes importantes do novo coronavírus. A última variante registrada foi Mu, que seria seguida pelas letras gregas Nu (correspondendo a N) e Xi. As letras, no entanto, podem ser confusas, já que Nu em inglês é quase idêntico em pronúncia à palavra novo. Enquanto a letra Xi corresponde a um nome comum na Ásia, principalmente na China. A OMS decidiu então omitir as duas letras.

EBC

Bonfim Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Final de Dinorá em O Cravo e a Rosa: como termina a novela

Interpretada por Maria Padilha, a filha de Josefa (Eva Todor) é autoritária, brilhante e mantém o marido sob domínio na obra de Walcyr Carra...