A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira (30) à tarde que amostras de dois brasileiros que, em uma análise preliminar, apresentaram resultados positivos para a variante mícron do novo coronavírus serão enviadas para análises laboratoriais. O teste foi realizado pelo laboratório de Albert Einstein.
O caso positivo investigado é de passageiro da África do Sul que pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo no dia 23. O passageiro apresentou RT-PCR negativo e deveria retornar ao país africano no dia 25. Faça outro teste, acompanhado do seu esposa, então você pode embarcar. Nesse novo teste, os dois testaram positivo para Covid-19 e entraram em contato com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), em São Paulo.
O Laboratório Albert Einstein realizou o sequenciamento genético das amostras, notificou a Anvisa dos resultados positivos e anunciou hoje que se tratava da nova variante.
“Tendo em vista a identificação e a testagem com resultado positivo para Covid-19, a Rede CIEVS, vinculada ao Ministério da Saúde, deve monitorar os casos de acordo com o sistema de vigilância vigente no Brasil, avaliar as condições de saúde e orientar os indivíduos”. serviços de saúde, bem como para as medidas de prevenção e domínio da covid-19 “, destacou a Anvisa em nota.
A entrada do passageiro no país precedeu a edição da Portaria Interministerial que proíbe temporariamente voos para o Brasil procedentes ou de passagem pela África do Sul.
Vacinação
Ontem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a primary resposta converse a variante Ômicron é a vacinação. “Este contrato firmado com a farmacêutica Pfizer é a prova do planejamento do Ministério da Saúde de tratar não só essa variante do icmicron, mas também outras que já nos causam tantos problemas”, acrescentou.
Ele disse que os cuidados de saúde no país continuam os mesmos desde o início da pandemia. “É uma variante da ansiedade, mas não é uma variação do desespero porque temos sistema de saúde capaz de nos dar as respostas se uma variação dele tiver uma taxa de mortalidade um pouco mais alta. “Ninguém sabe ainda.”
Bonfim Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário