As mini e pequenas empresas têm regimen particular que reduz muito o processo burocrático de pagamento de impostos. Até porque são todos recolhidos em único documento de cobrança do Simples Nacional (DAS).
O Simples Nacional é sistema que possibilita a redução da carga tributária, facilita a retenção de impostos e, por fim, projeta o crescimento da empresa. O problema é que a cada ano várias empresas são excluídas do esquema devido a alguns problemas que listaremos.
Há mudanças significativas na tributação todos os anos e isso está fazendo com que alguns proprietários de empresas diminuam o ritmo. É claro que a maioria escolherá serviço de contabilidade competente que possa auxiliar as empresas no cumprimento das regras e alterações do Simples Nacional, mas muitas ainda sofrem com a marginalização.
Limite de faturamento
O Simples Nacional estipula que toda empresa não deve ultrapassar o limite de R $ 4,8 milhões por ano. Este valiance aplica-se a empresas fundadas em anos anteriores. será destinado as pessoas se atém ao simples neste ano, o valiance é de R $ 400.000,00.
É importante ficar atento ao faturamento. Se a empresa sinalizar valiance premium a um desses valores, está totalmente sujeita ao cancelamento do simples.
Atividades inibitórias
O país possui uma classificação nacional de atividades econômicas denominada CNAE. Embora as atividades aumentem a cada ano, nem todas se enquadram no Simples Nacional.
Existe uma relação de atividades consideradas obstrutivas ao Simples Nacional.
Pessoa jurídica como sócio
Uma situação muito comum é a presença de pessoas jurídicas como sócias de uma empresa que opta pelo Simples Nacional. Se a empresa for enquadrada no Simples, não pode haver pessoa jurídica como sócia.
O mesmo efeito ocorre se a empresa que optar pelo Simples pretende se associar a outra empresa. Por isso, é importante ter isso em mente ao estabelecer uma parceria na sociedade, tanto como empresa de hospedagem quanto como empresa receptiva.
Dívida corporativa
Os maiores cobradores das empresas que optam pelo Simples são o INSS e a Receita Federal. Se a empresa for devedora de alguma dessas empresas, é uma strength candidata ao seu afastamento do Simples Nacional. Portanto, se você está endividado, o pagamento deve ser negociado o mais rápido possível.
Quando a empresa celebra o parcelamento, pode agir sem correr o risco de ser excluída. Outras situações que podem impulsionar o negócio do Simples Nacional são: parcelamento em aberto; pagamentos em falta; e erros de registro. Por isso, é sempre bom acompanhar de perto a saúde burocrática da empresa para não sofrer exclusão.
Antes da exclusão, a Receita Federal analisa a empresa e, caso detecte as irregularidades, envia o automobile de exclusão. Na notificação, as causas são comunicadas e a repartição de finanças oferece prazo para a retificação.
Após a exclusão, a empresa deve optar por regimen diferenciado, com as opções de lucro presumido ou lucro genuine. Em ambos os casos, os impostos da empresa aumentam. A folha de pagamento e as contribuições previdenciárias do empregador são as que mais preveem aumento na despesa tributária.
Bonfim Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário