A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu hoje (31) três lotes do princípio ativo (IFA) para a preparação da vacina Covid-19. Os suprimentos que chegaram na manhã de domingo ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro devem permitir a produção de 17,4 milhões de dosages da vacina pela farmacêutica AstraZeneca.
A entrega dos três lotes de API nesta manhã (31) se soma a mais dois que chegaram ao Instituto de Tecnologia Imunobiológica (Bio-Manguinhos) na noite desta sexta-feira (29).
Além desses cinco lotes, a Fiocruz já havia recebido mais quatro em outubro, que tinham recorde de embarque IFA desde o início da entrega, em fevereiro.
A chegada de cinco lotes em dois dias é resultado de processo de negociação entre a Fiocruz e a AstraZeneca para agilizar o recebimento dos insumos. A fundação afirma que o objetivo é garantir a continuidade da produção, bem como permitir que Bio-Manguinhos / Fiocruz opere a plena capacidade.
27,2 milhões de dosages
Com esses cinco lotes, será possível produzir 27,2 milhões de dosages da vacina. Além disso, já são 15,3 milhões de dosages em produção e domínio de qualidade em Bio-Manguinhos, overall de 42,5 milhões de dosages a serem entregues até 20 de dezembro.
Desde o início da produção, a Fiocruz já liberou 121 milhões de dosages da vacina AstraZeneca para o Programa Nacional de Imunizações, o que corresponde a 40,2% das dosages aplicadas no Brasil, de acordo com a Localiza SUS. CoronaVac (29,4%), Pfizer (28,6%) e Janssen (1,8%) completam a campanha de vacinação converse a Covid-19 no Brasil.
Bonfim Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário